Chamada de Trabalhos

“Comunicação e Tempo”

O tempo assume um papel central nas dinâmicas sociais de poder e autonomia tanto ao nível pessoal, como social e profissional. Investigar em comunicação exige uma reflexão aprofundada sobre a forma como a dimensão temporal molda as nossas interações, narrativas e a própria evolução dos processos comunicacionais. Tomar o tempo como ângulo de abordagem para a investigação em comunicação permite mobilizar um congresso de forma ampla, mas coerente, para analisar questões atualmente candentes – como a aceleração, o imediatismo, a narrativização e a economia da atenção – sem deixar de refletir sobre aspetos classicamente tidos em conta, mas sempre renovados – como a construção da memória, as temporalidades da informação ou a evolução das tecnologias.

Para o XIV Congresso da SOPCOM, o LabCom e a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação convidam a comunidade académica a apresentar propostas de trabalho que contribuam para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre os seguintes tópicos:

  • O papel dos media na história e na mudança social
  • Os media como fontes históricas
  • A construção das temporalidades nos media e a evolução da perceção do tempo
  • A influência da memória e da história na política e na identidade social
  • O papel do tempo na investigação dos efeitos dos media
  • Os valores ligados ao tempo na cultura jornalística
  • Dinâmicas de produção e consumo de conteúdo
  • O papel do tempo na comunicação intercultural
  • As contraculturas em torno da aceleração e movimentos de slow media e slow jornalismo
  • A estabilidade e a precarização nas profissões da comunicação
  • Projeções do futuro e a comunicação dos temas ecológicos
  • Nostalgia e revivalismo em torno dos media
  • Impactos da digitalização nas temporalidades comunicativas.
  • Efeitos da Inteligência Artificial na produção comunicacional

As propostas de comunicação devem ser submetidas, sob a forma de resumo, em formulário próprio, devendo identificar o Grupo de Trabalho em que se enquadram.

A língua de trabalho será o português.

O resumo deve ter até 500 palavras.

A chamada de textos para o livro de Atas será lançada após o Congresso.

Chamada para Apresentação de Livros e Projetos

Livros

Serão considerados apenas livros publicados em 2025 (em versão papel ou eletrónica), por editora nacional ou estrangeira, da autoria ou organização de investigadores nacionais. As obras deverão inscrever-se explicitamente na área das Ciências da Comunicação. Informação necessária: imagem da capa do livro, link para a editora, título, autor(es) e breve texto de apresentação (até 150 palavras).

Projetos

Serão considerados apenas projetos com coordenação geral ou local de investigadores nacionais, com financiamento nacional ou internacional, inscritos em Centros de Investigação com atividade explícita em Ciências da Comunicação. Os projetos deverão ainda estar em execução no momento do congresso ou ter sido aprovados para execução a partir de 2026. Informação necessária: título do projeto, entidade financiadora, link para o projeto, equipa de investigação, período de execução, instituição de acolhimento e breve texto de apresentação (até 150 palavras).

Por limitação de tempo, poderão não ser acolhidas todas propostas, seguindo-se como critério de seleção a abrangência na área científica. O formato de apresentação será adaptado ao número de livros e projetos a considerar em cada sessão. A informação detalhada será partilhada com os responsáveis pela apresentação.

Submissão

A submissão de propostas de comunicação deve ser efetuada através do formulário próprio, disponível através do botão “submissão“.
Cada participante só poderá fazer no máximo 2 submissões ao congresso. No programa do congresso, só poderá figurar como 1º ou 2º autor de duas propostas de comunicação.
A língua de trabalho é o português.

Partilhe nas Redes Sociais

Indicações para Apresentação

Para favorecer uma boa gestão do tempo de cada sessão, a Comissão Organizadora recomenda que os participantes/autores:

– compareçam na sala em que vão apresentar 10 minutos antes do início da sessão, para preparação atempada dos recursos audiovisuais que possam querer utilizar;
– sintetizem as suas comunicações para um tempo máximo de 15 minutos;
– participem ativamente na discussão de todas as apresentações.

O moderador fará os acertos necessários à melhor gestão possível do tempo, em função das comunicações previstas, tomará nota da presença dos participantes/autores para informação do secretariado e emissão dos certificados e procurará dinamizar o debate nos minutos finais da sessão.

Todas as salas estarão equipadas com computador, projetor multimédia, colunas de som e acesso à internet. Será conveniente que todos os participantes utilizem os equipamentos da sala para as suas apresentações, de modo a não desconfigurar o equipamento disponível.

Está também disponível um modelo de apresentação, que, não sendo obrigatório, pode ser adaptado pelos participantes/autores para as respetivas apresentações.

Livro de Atas

Do XIV Congresso da Sopcom será publicado um livro de atas (com ISBN), em formato eletrónico. Este volume integrará os textos integrais das comunicações apresentadas, nas seguintes condições:

– os manuscritos serão sujeitos a uma revisão de pares, para avaliação da sua qualidade global em termos científicos e de redação.
– serão considerados para publicação apenas os textos das comunicações realmente apresentadas no evento;

O corpo do texto terá uma extensão aproximada de 3.500 palavras (excluindo referências), devendo o manuscrito seguir a norma APA (Edição 7). Por uma questão de uniformização e a fim de facilitar o procedimento editorial, solicita-se a todos os autores a utilização do documento modelo para preparação do respetivo texto.

Submissão de texto integral: até XXXX
Confirmação de aceitação: brevemente
Publicação do livro: edição eletrônica em regime de acesso aberto

Questões Frequentes

O congresso decorrerá apenas presencialmente?

Sim. No congresso não estão previstas comunicações à distância (online).

Não. Cada proposta deverá ser submetida apenas a um grupo.

Sim. A submissão de propostas não está condicionada às habilitações académicas dos autores.

Cada participante pode ser autor e/ou coautor de apenas duas propostas. Em caso de submissão de mais propostas, a Comissão Organizadora reserva-se o direito de considerar apenas as duas últimas propostas submetidas.

Sim, à semelhança das edições anteriores, o congresso resultará na publicação de um livro eletrónico de atas (com ISBN).

Não, o texto integral é facultativo, embora a organização do evento e a Sopcom incentivem a sua submissão para publicação.

Não. O idioma de trabalho é o Português. Apenas o Galego e o Espanhol poderão constituir exceções à apresentação de comunicações em Português. Pela proximidade à língua portuguesa, estes idiomas (na apresentação de resumos e/ou na apresentação oral de trabalhos) não serão considerados fator de rejeição.

Sim, o congresso é aberto à participação de todos, sócios e não sócios. A condição de sócio corresponde, porém, a taxas de inscrição mais favoráveis.

Os interessados em aderir à Sopcom poderão solicitar inscrição como sócio através do preenchimento de um formulário disponível no site da associação (ver www.sopcom.pt, canto superior direito ‘Faça-se sócio’). Estes pedidos são apreciados pela Direção da Sopcom.