
A última sessão plenária do SOPCOM 2026 realizou-se na tarde desta quarta-feira, dia 11, no Auditório das Sessões Solenes da UBI. O professor catedrático da UBI, André Barata, e o investigador sénior do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, professor José Luís Garcia, estiveram à frente do debate sobre tempo, sociedade e comunicação.
Moderada pela professora da Universidade do Minho, Ana Duarte Melo, a sessão iniciou-se com a intervenção do investigador André Barata, a apresentar a sua perspetiva sobre tempo da comunicação e comunicação do tempo. Abordou a diferença entre o tempo para estar, que requer inteireza e comparência, e o tempo para ser, momento de refletir e existir com sentido.
Já a reflexão sobre a relação entre o tempo e a tecnologia foi proposta pelo professor José Luís Garcia, a partir de uma abordagem crítica da sociedade que, na sua visão, encara o processo tecnológico com a ideia de que o novo é sempre melhor. Na sua perspetiva, isto acontece porque a tecnologia é tratada como destino, quando deveria ser entendida como resultado das decisões humanas. O professor argumentou, assim, em defesa da necessária repolitização da tecnologia.
Após esta última plenária, deu-se a sessão de enceramento da 14ª edição do Congresso da SOPCOM. A professora Gisela Gonçalves, Presidente da Comissão Organizadora, apresentou as novas equipas de coordenação dos GTS da SOPCOM, juntamente com a atual presidente da associação, Madalena Oliveira. De seguida, anunciou a sede da XV edição do SOPCOM, que terá lugar na Universidade Lusófona do Porto, nos dias 18,19 e 20 de janeiro de 2028.
A sessão terminou com os agradecimentos às equipas que trabalharam para tornar possível o evento, formada por estudantes, investigadores, professores e trabalhadores da UBI e do LabCom, encerrando oficialmente o XIV Congresso da SOPCOM.


